AS RESPOSTAS ÀS SUAS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE SAÚDE DOS OLHOS

+O que é a miopia (má visão à distância)?

A miopia é quando tem dificuldade em ver ao longe. A sua visão é clara quando vê as coisas de perto, mas objectos mais distantes ficam desfocados ou confusos. A medição de quão míope é e a distância a que as coisas começam a ficar desfocadas é feita quando faz um teste de visão. Os resultados vão determinar a sua receita médica.

+O que é a hipermetropia (má visão ao perto)?

A hipermetropia é quando vê claramente os objectos ao longe mas tem dificuldade em focar as coisas mais perto de si. Em casos mais graves, pode ser difícil focar objectos a qualquer distância.

Computador menina

+O que é o astigmatismo?

O astigmatismo é uma doença dos olhos muito comum que afecta pessoas de qualquer idade. Deve-se ao olho não ser completamente redondo, muitas vezes tem a forma de uma bola de rugby. A sua visão estará desfocada a qualquer distância se tiver astigmatismo. O grau de distorção vai variar, dependendo do nível de astigmatismo.

+O que é a presbiopia?

A presbiopia é uma doença relacionada com a idade que afecta quase toda a gente. À medida que vai envelhecendo e até à meia-idade, pode achar difícil focar objectos ao perto, como letras de um livro ou revista, especialmente com pouca luz. Sem correcção de visão, a presbiopia pode causar dores de cabeça e fadiga ocular.

+O que são cataratas?

As cataratas acontecem quando as lentes (cristalino) no interior dos seus olhos se tornam turvas. Isto pode tornar a sua visão turva e pode aumentar o brilho. Geralmente, as cataratas desenvolvem-se com a idade, mas também podem ser causadas por uma predisposição genética. Elas são a causa mais comum de cegueira. No entanto, as cataratas, quase sempre, podem ser tratadas, com sucesso, com cirurgia.

+O que é o glaucoma?

O glaucoma é uma condição de aumento da pressão no interior do globo ocular, o que provoca a perda gradual de visão e pode levar à cegueira. É importante fazer exames oftalmológicos regulares, especialmente à medida que envelhece, pois o glaucoma pode ser difícil de detectar. Pode estar mais em risco se houver um histórico familiar de glaucoma.
O glaucoma pode ser facilmente tratado com colírios, se for detectado a tempo. Em casos mais graves, o tratamento pode envolver a correcção da visão com laser ou cirurgia.

+O que é a degeneração macular?

A degeneração macular relacionada com a idade (DMRI) é uma doença ocular que se desenvolve, tipicamente, em pessoas com mais de 65 anos. No entanto, algumas pessoas experimentam o seu aparecimento aos 40 e 50 anos. Ela afecta o campo central de visão, tornando-o distorcida e embaçada. A DMRI não conduz, necessariamente, à perda total da visão, porque muitas vezes a visão periférica (lateral) permanece intacta.